sábado, 19 de maio de 2007

II Cavalgada Cultural Conhecendo Capão do Leão




Realizada entre 29 de abril e 01 de maio do corrente ano, a segunda edição da Cavalgada Conhecendo Capão do Leão, ficou marcada, além do sucesso que vem granjeando, pelo sentimento de pesar pelo falecimento do grande tradicionalista João Francisco Andrade, ex-presidente do MTG e CBTG e personalidade ímpar do movimento tradicionalista na Zona Sul (ex-patrão da União Gaúcha João Simões Lopes Neto, conselheiro de várias entidades e do MTG e CBTG). João Francisco Andrade: estampa do gaúcho cordial, pacato, educado, que demonstrava que ser tradicionalista não é necessariamente estar em evidência ou procurá-la com ambição. Possuidor de uma cultura invejável sobre as nossas raízes, marcou os lugares onde passou pela sua simpatia e espontaneidade. Grande perda para os tradicionalistas! "Tropeando pelo Rio Grande, repontou a tradição!" Durante toda a cavalgada foi observado luto em razão desta perda, bem como durante toda a semana de festividades alusivas ao Aniversário de Capão do Leão.




A Cavalgada contou com a presença de 50 cavalarianos e partiu do CTG Tropeiros do Sul na manhã do dia 29, dirigindo-se à Fazenda Três Capões (passando pelo Cerro do Estado e Fazenda da Palma), onde almoçou-se. À tarde, segui-se até à Fazenda São José, onde os cavalarianos jantaram e puderam presenciar a apresentação da Invernada Artística do CTG Tropeiros do Sul - calorosamente recebida pelos presentes. Neste local se pernoitou, preparando-se para dar continuidade a cavalgada, de manhã cedo, quando os cavalarianos rumaram para o Centro de Domas Queixo-Duro, no Passo das Pedras. Almoço de domingo para a gauchada e seguiram a cavalgada até a Fazenda Ouro Branco (Capela da Buena). Lá se jantou e pernoitou, com a expectativa do último dia! No despontar do dia 01 de maio, a gauchada dirigiu-se até a Fazenda da Amizade (Passo do Descanso) para almoçar - local que foi homenageado na inscrição do Troféu de Recordação da Cavalgada. Também, na ocasião, homenageou-se o proprietário da Fazenda da Amizade, Sr. Edar Ribeiro - um dos fundadores do CTG Tropeiros do Sul.


Aproximadamente entre quatro e cinco horas da tarde, abaixo de chuva, os cavalarianos chegavam ao destino final, no centro da cidade, ao Altar da Pátria da Praça João Gomes. Com a presença de autoridades como o sr. prefeito municipal Vilmar Schmitt, finalizou-se a cavalgada com uma homenagem ao Sr. João Francisco Andrade, quando vários presentes recordaram a personalidade e a importância deste grande gaúcho.




Agradecimentos: Prefeitura Municipal do Capão do Leão, Dr. Paulo Ribeiro (proprietário Fazenda Três Capões), Sra. Maria Rita Sampaio (proprietária Fazenda Sta. Maria), Sra. Antoninha Berchon (anfitriã da Fazenda Santa Rita), Srs. Vilmar e Alex Maciel (proprietários Centro de Domas Queixo-Duro), Sr. Golbery (proprietário Fazenda Ouro Branco), Sr. Edar Ribeiro (proprietário Fazenda da Amizade), CTG Os Farrapos, CTG Negrinho do Pastoreio, CTG Tomás Luís Osório, CTG Herança Campeira, Cavaleiros da Costa Doce e patrocinadores.

0 comentários: