quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Outros Causos III (anos 60)


Lá nas bandas do antigo IPEAS conhecido como Instituto agronômico ou ainda Baronesa, por muitos até hoje é chamada aquela localidade, viveu até poucos anos atrás um senhor que aqui chamaremos de Astuciassom. O homem era cheio da engenharia, tendo solução prática para problemas da época. Homem sério, respeitado, mas malandro umas quantas vezes. Vejam esta: certo dia foram quebrar milho na lavoura, havia chovido uns dois ou três dias antes, quem conhece esta lida sabe que a gente vai atolando. Pois não ficou por menos. Quando seus companheiros viram lá vinha ele, pregou no cepo das tamanca uma tábua de um metro e pouco em cada. Dizem que foi a partir daí que se popularizou o tal de esqui. Se a embroma do cigarro é desculpa de baseado, todo malandro sempre arruma um jeitinho. Em outra ocasião, seu Astuciassom, tendo de capinar de baixo de um sol daqueles que parece que treme, se valeu da disciplina, engenharia (astúcia). Foi até um amto de eucalipto, cortou uns ramos, enfiou na cintura por dentro da cinta, deixando os braços de fora e um buraco pequeno por onde podia olhar. Imaginem o espanto dos técnicos-doutores ao chegarem na lavoura e verem uma moita de eucalipto capinando.

Doutra feita, o Sr. Astuciassom, tendo novamente de capinar em baixo de sol estridente, valendo-se de sua malandragem e sabendo que esses técnicos-doutores da época não eram muito vivos, quando tinha que matar formigas para que não estragassem os experimentos, ele sempre dava um jeitinho de surrupiar o veneno, tapnado com terra, raspando, escondendo, na verdade salvando por algum tempo as cortadeiras. Vendo que já dava para colocar seu plano em ação, se dirigiu ao chefe dos técnicos e disse:

- sei do seu problema e gostaria de ajudar na solução, pois sou um índio do interior e ainda guri aprendi a benzer. Sei curar bicheira, acabar com formigueiros, mas só das cortadeiras.

Diz o técnico:

- Por que não falastes antes?

- Pois, Doutor, o problema é que se faz necessário muita concentração e paz. Não posso ficar no meio da turma, tenho que me afastar e a benzedura para dar certo demora são tres vezes três mais sete vezes nove dias.

- Não importa, se acabares com esta praga, ficas só com esta tarefa.

O Astuciassom realizado se foi. Pegava umas varinhas especiais trazidas de mui longe e passava o dia inteiro de braço levantado benzendo, sempre na sombra. Quando não tinha ninguém vendo, tendo tido tempo para achar os formigueiros, colocava o veneno surrupiado dos trouxas. Quando perguntado pelos colegas como descobria aquelas artimanhas, dizia: -Astuciassom!

0 comentários: