domingo, 25 de novembro de 2007

Outros Causos X (década de 50)

Benzedor
Tinha fazendeiro que vinha de longe pro meu avô materno ir benzer os rebanhos de ovelha, o gado, etc..., bicho abichado ele dava uma olhada, dizia umas preces fazia umas rimas, atirava um osso no bixo, onde encerrava com fulano ou sicrano é ladrão. O “veio” era famoso, benzia gente também, era o que eu benzo carne quebrada, nervo rendido ou “veia” ofendida, que que eu benzo e o doente repetia três vezes “carne quebrada, nervo rendido ou ‘veia’ ofendida”.
Era tiro dado e bugio deitado, o indivíduo tava curado!
Certo dia foi uma guria duns dez anos mais ou menos se benzer com o vovô. Era benzedura de corte, a pessoa tinha que botar o pé no portal da porta da cozinha e ele batia com o fio do machado no portal rente ao pé. Tinha que responder quando ele perguntava: “o que eu corto?” Carne quebrada, nervo rendido ou “veia” ofendida, seu menino. Quando o véio levantou o machado,e disse que que eu corto, meu Deus do céu, esta guria diz meu pé que não, saiu meio de “quatro pé”, disparando e pedindo socorro: “pai, mãe! Este véio qué me cortar o pé fora! Fato acontecido na minha infância. (Saudades de meu querido Vô JOSE).

0 comentários: