quinta-feira, 8 de maio de 2008

Breve Histórico do CTG Tropeiros do Sul (em atendimento à solicitação da 26a. RT)


Breve Histórico do CTG Tropeiros do Sul

Fundado em 16 de Outubro de 1981, por iniciativa do Sr. Edar Ribeiro e outros cavalarianos que, em função de um desfile em data cívica, reconheceram a necessidade de se ter no então 4ª. Distrito de Pelotas (Capão do Leão) uma entidade tradicionalista. A idéia inicial era a fundação de um piquete. Quando se foi fundar o piquete (1ª. reunião), esteve presente o coordenador da 26ª. RT, à época, o Sr. Braulino Ribeiro. O Sr. Braulino reconheceu que havia gente suficiente não para fundar um piquete, mas para constituir logo um centro de tradições gaúchas.
O criador do nome da entidade foi o Sr. João Antônio Moreira e também do lema “Tropeando pelo Rio Grande, repontamos a Tradição”.
O brasão e a bandeira foram idéias do Sr. Jalcy Azambuja.
O primeiro patrão foi o Sr. Antônio Martins.
De 1981 a 1983 o ctg esteve localizado no local do atual Ginásio Municipal de Esportes. Pelo decreto-lei municipal 15/83, o ctg recebeu em sistema de permuta, a área atual, que antigamente era sede da antiga subprefeitura do 4º. Distrito.
Desde sua criação o ctg tem desenvolvido um trabalho em prol da causa tradicionalista, tendo já em 1984, realizado o primeiro projeto didático-cultural com escolas do município, evento que se mantém até hoje e já chegou a levar mais de 3000 crianças durante a Semana Farroupilha. Em 1987, realizou-se um festival nativista: o I Rodeio da Canção Gaúcha. Em 1989, a sede do ctg teve a honra de sediar as votações da primeira constituinte municipal (Lei Orgânica). O Rodeio Crioulo, concomitante às festividades de aniversário de emancipação do Capão do Leão, vem sendo realizado desde a fundação da entidade. Outros eventos em que o ctg atua como promotor ou colaborador: Carreta do Agasalho, Festa do Agricultor, Festa da Melancia, Salamanca, Festival Estudantil de Música Nativista, etc. Desde 2006, o ctg realiza a Cavalgada Cultural “Conhecendo Capão do Leão”.
Em 2003, foi eleita para a gestão daquele ano uma patronagem inteiramente feminina, que recebeu o nome de “Anita Garibaldi”.
O CTG Tropeiros do Sul é uma entidade plena desde a sua fundação. No momento, o Presidente do Conselho de Vaqueanos, Sr. Élton Gomes, responde por Patrão, até as próximas eleições. Mais informações detalhadas podem ser encontradas no blog: http//:ctgtropeirosdosul.blogspot.com

0 comentários: