segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Gincana Cultural da Semana Farroupilha 2008

Guri Farroupilha Lionel & Prenda Adulta Roberta, em visita às escolas do interior do Município(26-08-2008). Na foto: Escola Abadie Faria da Rosa, no Cerro das Almas. Nosso especial agradecimento à SMECD e ao Setor de Transporte Escolar que nos possibilitaram as visitas.


A Patronagem do CTG Tropeiros do Sul convida a sua escola para participar das festividades da Semana Farroupilha 2008, visitando-nos durante os dias da Ronda Escolar e participando de nossa gincana cultural que será realizada simultaneamente.
A gincana visa que os estudantes da rede básica de ensino possam conhecer melhor os símbolos do Rio Grande do Sul, bem como possam também se manifestar sobre a importância do Meio Ambiente.
As escolas participantes de nossa gincana cultural deverão, durante sua visita à nossa entidade, cumprir cinco tarefas a seguir:
1. Apresentação sobre os 10 SÍMBOLOS DO RIO GRANDE DO SUL (a Bandeira, o Hino e as Armas, a planta Erva-mate, a ave Quero-quero, a flor Brinco-de-princesa, o Cavalo Crioulo, a planta medicinal Macela, a bebida Chimarrão e o prato típico Churrasco). Orientação: um grupo de no mínimo 4 e no máximo 10 estudantes deverá falar sobre os símbolos gaúchos listados acima. Eles podem utilizar quaisquer recursos pedagógicos (musical, cartaz, próprio objeto, foto, etc) para apresentação.
2. Uma apresentação artística (dança tradicionalista, dança de salão) ou musical (canção regionalista, instrumental regionalista, etc.). As escolas têm liberdade para apresentarem quantas manifestações quiserem, pois esta tarefa conta somente como tarefa cumprida.
3. Dois estudantes da 4ª. série deverão fazer no próprio ctg uma redação falando sobre um símbolo gaúcho. A escolha é livre entre todos os símbolos listados, por isso pedimos que os estudantes já se preparem antes.
4. Um grupo de estudantes deverá apresentar teatralmente uma história com o tema “Galpão de Estância”. A escola é livre para criar a própria história que será encenada, desde que, lógico, não fuja do assunto.
5. Um estudante deverá declamar uma poesia utilizando o linguajar gaúcho (original ou não) com o tema “A importância do Meio Ambiente”.

Outras orientações:
- As escolas participam da gincana com seus alunos de 1ª. a 5ª. séries do ensino fundamental. O critério foi adotado para que as escolas tenham igualdade de condições na gincana. Isso não impede que alunos de outras séries queiram participar, no entanto, na condição de colaboradores, sem tomarem parte do concurso.
- A divulgação e a premiação dos resultados da gincana será dada no dia 20 de Setembro às 20:30 horas na sede do ctg.
- A programação com as datas de visitação seguirá em breve.
- Maiores informações com os membros da Invernada Cultural: Joaquim Dias (Fone 9106-6486); Maciel (Fones 3275-1126; 9154-5943 ), Odete Martins (Fones 3275-1221; 8131-3792) e Cátia Masseron (Fones 3275-2189; 9135-0930).

0 comentários: